sexta-feira, outubro 31, 2008

Concurso Nacional de Jornais Escolares atribui trinta e três distinções


As publicações Jornal Manias, do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, Santo António dos Cavaleiros; O Saltarico, do Agrupamento Vertical de Lamego; Na Maior, da Escola Secundária Pluricurricular Santa Maria Maior, Viana do Castelo; Ponto e Vírgula, da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, Leiria; Jornal Infante, do Externato Infante D. Henrique, Ruílhe, Braga; …psssst?!, do Agrupamento Vertical de Escolas de Airães, Felgueiras; e Nosso Mundo, do Agrupamento Vertical Júlio-Saúl Dias, Vila do Conde, foram distinguidas com primeiros prémios nos diversos escalões do Concurso Nacional de Jornais Escolares promovido no ano lectivo de 2007/08 pelo Projecto PÚBLICO na Escola com o apoio do Ministério da Educação.


O júri desta iniciativa foi constituído por Teresa Calçada, coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação; Cristina Ponte, professora da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora da equipa portuguesa do Projecto EU Kids Online; Felisbela Lopes e Luís António Santos, professores da Universidade do Minho; Paula Gris, do Centro Português de Design; e Eduardo Jorge Madureira, director pedagógico do Projecto PÚBLICO na Escola.

A lista completa de prémios e menções honrosas pode ser consultada em http://publico.pt/pubnaesc/. Em Novembro, será divulgado o tema do concurso do presente ano lectivo.


Infelizmente o jornal escolar "Entre Douro e Tâmega" não recebeu nenhum prémio, mas o que interessa é participar...

quinta-feira, outubro 30, 2008

sexta-feira, outubro 24, 2008

Desenhar

Ai e tal, eu não sei desenhar - dizem os alunos. Se fosse para desenhar tinham ido para Ed. Visual dizem ainda eles...
E depois começando a realizar uns esboços, confirma-se que a maioria não tem queda para o desenho, no entanto, aparecem alguns moços e moças que têm muito jeito.
Por vezes fico agradavelmente surpreendido com a qualidade de alguns desenhos...
Esta ano e como de costume ando a tentar que os alunos comecem a desenhar com algum rigor e que o façam com alguma qualidade. Para isso os alunos começam por desenhar alguns objectos que tenho pela sala de aula - alguns modelos geométricos, aparelhos, máquinas, objectos e este ano ainda um extintor que foi o centro das atenções...
Tudo isto para os ajudarem a representar ideias e soluções correctamente...

sábado, outubro 18, 2008

Actividade Prática de Diagnóstico - Dossier

Numa altura em que está na moda começar com o ano lectivo com os testes diagnósticos, na minha disciplina também se fizeram. No entanto nos 7º anos fiz um teste diagnóstico prático e juntei o útil ao agradável - os alunos realizaram um dossier prático que lhes será útil ao longo do ano lectivo.
Nesta actividade consegui diagnosticar algumas competências dos alunos, nomeadamente a capacidade de ler projectos, desenhar, traçar, vincar ou dobrar, cortar, criatividade, destreza manal, etc.
Além disso deu para perceber a dinâmica de trabalho de cada um - uns mais rápidos, outros menos, uns bem, outros menos bem, uns cooperando com colegas, outros mais individualistas, etc.
Foi bom. Ficam alguns dos resultados finais.


segunda-feira, outubro 06, 2008

Visitas Virtuais

Ficam mais algumas ligações para visitas virtuais que têm muito a ver com Educação Tecnológica. Disfrutem das visitas e não se percam...
Sigam os links que se seguem:





PS - abençoados brasileiros por disponibilizarem tão bons conteúdos na Net. Também existem visitas com assuntos de interesse para outras disciplinas.

quarta-feira, outubro 01, 2008

N@Escolas

O projecto N@ESCOLAS está prestes a recomeçar! Na sua primeira edição, o N@ESCOLAS introduziu mais de um milhar de jovens à prática do jornalismo, contribuindo para a sua formação pessoal e social.Estamos a preparar novos desafios e passatempos, bem como actividades e conteúdos especialmente feitos para os alunos e professores N@ESCOLAS, sendo que nesta edição iremos propor aos participantes a elaboração de um jornal completo, e não apenas de uma primeira página.A colaboração dos professores é fundamental, incentivando e supervisionando a participação dos alunos neste projecto pedagógico.Brevemente entraremos em contacto consigo. Durante o mês de Outubro receberá todas as informações relativas à participação nesta edição do N@ESCOLAS.Esperamos que o novo ano lectivo lhe traga a concretização dos seus objectivos enquanto educador!

A direcção do projecto N@ESCOLAS

Recebi este email dando conta do reinicio deste projecto. Fica o aviso para a malta que está inserida no projecto jornal escolar da EB2,3 de Alpendorada e outros que queiram participar, para assim que possivel fazer a sua inscrição e participar.