sábado, setembro 27, 2008

Tecnologia e Sociedade - Ligações

Ficam algumas ligações a artigos postados neste blog à um ano atrás sobre a temática - Tecnologia e Sociedade.


sexta-feira, setembro 26, 2008

Tecnologia e Sociedade - Visita Virtual

Estando numas turmas a começar (7º ano) e noutras já a terminar (9º ano), a temática Tecnologia e Sociedade abarca assuntos relacionados com os avanços técnicos e tecnologicos ao longo dos tempos e que proporcionaram a melhoria de vida dos Homens. No entanto nem tudo foi positivo e há impactos negativos, visiveis em alterações no nosso Planeta, que preocupam a Humanidade.
Como é cada vez mais dificil fazer visitas de estudo para reforçar os conteúdos das aulas, nada melhor que fazer o possivel - visitas de estudo virtuais. Assim ficam alguns sites relevantes para a temática, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento de residuos provocados pela evolução técnica e tecnológica do Homem e ainda a alguns centros de produção de produtos tecnológicos. Aproveitem os conteúdos dos sites disponibilizados para reforçar os conteúdos apreendidos na sala de aula.

quarta-feira, setembro 17, 2008

Resíduos em Movimento - Uma viagem virtual

Está em Amarante (Parque do Ribeirinho) num camião temático sobre os Resíduos e seu tratamento. É interessante de ver - tem jogos, informações úteis e ainda elementos de interação do público com situações de tratamento de resíduos.
Visitei e gostei. Sondei sobre a possibilidade deste camião visitar a nossa escola e infelizmente não é possivel. No entanto estará em Marco de Canaveses para visita nos dias 4 e 5 de Outubro.
Até 28 de Setembro poderá visitá-lo em Amarante.
A entrada é gratuita e é muito interessante para crianças e jovens.

Mais informações em : Rebat e Resíduos em Movimento.

domingo, setembro 14, 2008

O Estado da Educação Tecnológica

O número de visitantes deste blog tem aumentado consideravelmente, sendo maioritariamente provenientes de Portugal e do Brasil. Fico contente com isso e agradeço os elogios ao blog - algo que faço com gosto.
Nesta altura em que os portfólios estão tão em voga devido à avaliação dos professores, eu desde 2006 (ano em que comecei este blog) vejo este blog como um portfólio que mostra algum do meu trabalho - o que é mais fácil de mostrar e partilhar com colegas docentes e principalmente com os alunos o meu trabalho e dedicação a esta disciplina.
No entanto esta disciplina sofre muito com as novas conjunturas. Neste momento quase toda a gente lecciona Educação Tecnológica. O grupo 530 (Educação Tecnológica) junta muitas habilitações - desde a Engenharia, ao Secretariado, Horto-floricultura, etc. Se uns tem capacidade para inovar e se reciclar dignificando assim a disciplina, outros no entanto devido ás suas habilitações (a meu ver impróprias para leccionar a disciplina) arrastam-se durante anos lectivos passando o tempo a fazer que leccionam a disciplina.
É pena que isto aconteça. A meu ver o grupo de Educação Tecnológica devia ser dividido por àreas de formação, com a extinção de algumas que pouco ou nada trazem de mais valias à disciplina.
Talvez por isso ou por mobilidade dentro das escolas tenho recebido inúmeros pedidos de ajuda de colegas, que pedem ou planificações, ou projectos para realizar, etc. Tento sempre ajudar na medida do possivel, no entanto há que ver que disponho de muito e bom material para leccionar a disciplina, totalmente realizado por mim e sem qualquer ajudas. Foi um trabalho que tive que fazer para poder estar ao nível que esta disciplina me exigia. Fiz manuais, sebentas, apresentações, portfólios, fichas, um grande número de recursos que utilizo nas minhas aulas.
Este blog mostra o resultado final de anos de trabalho, não mostra tudo, mas mostra o que fiz com gosto e com dedicação com meios próprios e com vontade própria que de ano para ano se perde.
Vou continuar a disponibilizar ajuda sempre que me pedirem. Não peçam tudo, peçam algo e partilhem também as vossas experiências e o vosso trabalho. Só cooperando podemos levar esta disciplina a um nível mais elevado.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Manuais Escolares

Já só se ouve falar nos média dos manuais escolares e dos seus preços exurbitantes. Com a crise em que estámos torna-se dificil ter filhos a estudar. Enfim...
Em Educação Tecnológica o livro adoptado para o 7º ano é um livro que serve para 7º, 8º e 9º ano. Existe outro livro adoptado para o 9º ano, que alguém escolheu, mas que não exijo.
Quem comprou o livro no 7º ano, ou no 8º ano pode e deve utilizá-lo no 9º ano. Poupa-se assim algu dinheiro aos país.
Assim para quem ainda não sabe o livro de que falo é o seguinte:

Educação Tecnológica – 7º/8º/9º Anos, de Carlos Gomes, Armando Faleiro – Porto Editora;

quarta-feira, setembro 03, 2008

Nova sala de Educação Tecnológica

Parece que durante as férias foi feita uma mudança de instalações da sala de Educação Tecnológia. A anterior sala (sala 5), pelo que dizem será a sala do CEF, passando a sala de Educação Tecnológica a ser a sala 23, que anteriormente era uma das salas de EVT.
Mais uma mudança de sala mais uma vez para uma sala menor que a anterior - estou a ficar preocupado com a próxima sala que irá calhar a esta disciplina...
No entanto e apesar de ser uma sala mais pequena e com menos condições que a anterior penso que se podeá fazer um bom trabalho.