quinta-feira, novembro 29, 2007

Técnicas de Modelação

Técnicas de Modelação - conjunto de métodos e processos de modelação.
TÉCNICA DA BOLA
Em cima de uma mesa e com o auxílio das mãos, rolar a argila até este apresentar a forma de uma bola. Utilizando os polegares, abrir um buraco na bola de argila, rodando e dando a forma do objecto que se pretende. As paredes da peça são trabalhadas de forma a ficarem com a mesma espessura podendo-se usar o teque como auxiliar.
TÉCNICA DO ROLO

O rolo é uma técnica muito antiga, ainda hoje utilizada para o levantamento de peças de argila. Numa superfície lisa e com o auxílio das palmas das mãos, efectuamos movimentos de vaivém, procurando fazer rolos finos e uniformes de argila. Enrola-se depois os rolinhos...
Após o rolo estar enrolado deve-se achatar a argila criando uma superfície lisa e de igual espessura. Vão-se colocando rolos uns por cima dos outros, não esquecendo de os colar com a barbotina. À medida que a parede vai subindo e com o auxílio dos dedos vai-se alisando não esquecendo de ter o cuidado de as paredes ficarem sempre com a mesma espessura. Deve-se continuar a usar a barbotina para uma melhor união dos rolos de argila.

TÉCNICA DA LASTRA

É uma técnica geralmente usada para a execução de peças em argila de forma cúbica ou cilíndrica. Com o auxílio de uma tabuinhas e de um rolo de madeira executa-se a lastra de barro que terá a espessura igual à altura das tabuinhas. Com um esquadro ou uma régua e utilizando um canivete, a lastra é cortada à medida do nosso trabalho. A execução de pormenores previamente desenhados é feita com o teque ou o canivete. Podemos executar o nosso trabalho mediante um plano previamente elaborado.

2 comentários:

vanda disse...

É UM TRABALHO ADMIRÁVEL! E CONSEGUE FAZER NA SUA ESCOLA, !!!!!!

Anónimo disse...

Trabalho bem Podre Filhos da Puta só sabem fazer merda