domingo, outubro 14, 2007

Investigação (Cont.)

Voltando ao nosso projecto, vamos proceder à análise de um objecto técnico com funções semelhantes ao que pretendemos fazer, ou seja vamos analisar uma chávena e pires de café e/ou uma caneca de café. Para isso os alunos terão que responder a uma série de perguntas por mim seleccionadas e que analisam o objecto na sua globalidade, nas suas diferentes partes e ainda no seu uso. Assim:


Estudo do Objecto na sua Globalidade

  • Como se Chama (designação)
  • Descrição da Forma
  • Descrição da Cor
  • Fim a que se destina
  • Custos de Produção
Estudo dos vários componentes do Objecto

  • Quantas partes tem (principal e acessórias)
  • Descrição dos materiais que constituem as várias partes
  • Forma das partes
  • Função dos diferentes elementos
  • Dimensões

Estudo do Objecto no seu Uso

  • Como se utiliza
  • Como funciona (principio de funcionamento)
  • Considerações gerais de carácter valorativo
  • Considerações gerais de carácter ergonómico
  • Comparação com objectos semelhantes

Resta agora analisar os objectos técnicos nestas vertentes. Não tens uma chávena e pires em casa para analisar (não me digas). Podes sempre usar a que se segue...

1 comentário:

Lourdes disse...

Olá!
Cheguei até aqui através do blog da Professorinha, e porque sou professora de Educação Visual e Tecnológica.
Gostei do que vi e vou recomentar o seu blog ao meu colega de escola que está a leccionar a discilpina de Tecnológica
Um olá, de Bom Dia
Lourdes