sábado, abril 14, 2007

Visita de Estudo de Ciências Naturais - 9º Ano

Realizou-se na Eb2,3 de Alpendorada, uma visita de estudo de dois dias a Espanha (zona da Galiza) para alunos do 9º ano. Tratou-se de uma visita inserida no ambito da disciplina de Ciências Naturais e que a meu ver tinha um programa muito bem conseguido, prevendo-se visitar locais de grande interesse.
Devido a esse belo programa da visita, devido à insistência de uma das minhas turmas pela minha presença e devido ao facto de gostar de participar nestes eventos mostrei-me sempre disponível para participar na mesma.
Há última da hora por desistência de um dos professores para ir, fui convidado a participar e fui com muito gosto.
Foi uma viagem atribulada - partimos com cerca de uma hora e meia de atraso, um dos autocarros avariou por duas vezes, o programa não foi todo cumprido, mas no entanto penso que a visita foi muito boa e acho que os alunos gostaram imenso - os locais visitados e os momentos passados lá foram muito porreiros.
Quanto á minha participação foi a de tomar conta da turma que fez de tudo para eu ir e as coisas decorreram sem incidentes. Como sempre nestes eventos gosto de ir junto aos alunos inserido no meio deles controlando-os na medida do possivel e acima de convivendo com essa massa jovem. Assim passei imenso tempo junto a eles, no autocarro e nos locais a visitar. Não sei porquê, mas nestas visitas sempre que tenho que vigiar alguém parece que esse alguém é quem menos vigio - parece que saindo do autocarro eles se evaporam e poucas vezes se veêm. Nesta visita isso não foi execepção - acho que passei (fora do autocarro) mais tempo com outros alunos do que com aqueles que devia controlar. Mas enfim, tudo correu bem e portei-me mais ou menos bem.
Como disse um aluno " Você é pior que os alunos " - e em certa parte isso é verdade. Gosto de manter um espirito bem humorado nestas visitas e para isso sou o mais natural possivel - e esse por vezes é o problema - mas acho que assim os alunos se sentem melhor - num ambiente bem humorado, de proximidade alunos-professor e de são convivio e conversa.
Foi bom, gostei imenso - apesar do cansaço e da responsabilidade que é e apesar de não haver contrapartidas para os docentes para estes eventos - fazem-no por carolice e pelos alunos, já que são horas que não são pagas, é trabalho extra, é tempo perdido e os problemas que podem ocorrer sõa muitos, mas pela parte que me toca acho que vale a pena.
Bem haja aos docentes de Ciencias Naturais desta escola, pela brilhante visita planeada.

Sem comentários:

Projeto "Jogo da Glória" - 7º ANO

Servindo de trabalho prático de diagnóstico, tal como acontece nos últimos anos, foi pedido aos alunos do 7º ano que criassem um "Jogo ...