quinta-feira, setembro 28, 2006

DEAR ROBOT 2007


A Associação Nacional de Professores de Electrotecnia e Electrónica está a estabelecer parcerias com escolas básicas, secundárias e profissionais com vista à realização conjunta do projecto DEAR ROBOT 2007– Dinâmica Experimental na Aprendizagem pela Robótica.
O objectivo deste projecto é a promoção da Tecnologia e da Ciência junto dos jovens através da experimentação, por parte destes, de um processo de concepção e realização de um pequeno robô.
A concretização do projecto passa pela construção em cada escola parceira de um pequeno robô móvel com as características necessárias para participar na prova de Busca e Salvamento do Festival Nacional de Robótica – Robótica 2007, cuja realização está prevista para o final do mês de Abril de 2007 em Albufeira. Este projecto é adequado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico por não requerer grandes conhecimentos de Mecânica, de Electrónica, ou de Informática. O robô deve ser capaz de realizar pequenas tarefas tais como seguir um trilho desenhado no pavimento, contornar obstáculos, subir e descer rampas e detectar e sinalizar cores.
Para mais informações podem consultar o site da ANPEE - Associação Nacional de Professores de Electrotecnia e Electrónica.

Um projecto de que tomei hoje conhecimento e que me despertou grande interesse e que me deixa tentado a participar, englobando uma das turmas do 9º ano neste projecto. Estimulante de facto para alunos e professor, mas que requer muito trabalho da parte de ambos e muito empenhamento. Ainda é um caso a pensar cuidadosamente e se não for este ano em principio para o ano será um projecto a possivelmente se integrar nos planos da disciplina de Educação Tecnológica. A ver vamos...

2 comentários:

disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
disse...

Já que voce anda nessa dos robos, vá ao meu novo fórum ( www.tmmachines.pt.to - The Makers Machines) sobre robótica,como ainda está no inicio, não tem muito conteudo, por isso pode começar vosse... (aquilo, ainda anda em obras, mas ja da para postar.. ainda ando a instalar mods, para as parecerias, resposta rapida, etc...)